A nova secretária de Saúde de Santa Maria, Vania Olivo, teve uma reunião, na tarde desta quinta-feira, com a presidente da Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas), irmã Ubaldina Souza e Silva. A entidade franciscana administra a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), que funciona junto à Casa de Saúde. O encontro, que ocorreu na sede da UPA, teve como propósito saber como está o serviço prestado pela associação em relação à unidade.
_ Sabemos que a questão que envolve o pronto-atendimento é um problema. A reunião serviu para entender como funciona a relação da UPA com o PA do Patronato. A partir daí queremos identificar os problemas e, com isso, definir as prioridades _ garante Vania.
A UPA tem sido motivo de dores de cabeça constantes por parte da administração municipal. As reclamações de falta de atendimentos pediátricos, previstos em contrato, somadas à falta de médicos especialistas na área, têm sido o principal impedimento de a instituição conseguir atender à demanda de pacientes que chegam diariamente ao local.
No ano passado, a UPA foi alvo de multas por parte da prefeitura por não disponibilizar pediatria 24 horas por dia. Desde o começo deste ano, a UPA já contratou 11 novos médicos. Atualmente, há 29 clínicos e nove pediatras. Ao todo, a UPA conta com 130 profissionais (contabilizando funcionários do administrativo também).
Ao Diário, a presidente da Sefas, irmã Ubaldina Souza e Silva, garante que "a reunião foi protocolar".
Secretária da Saúde aguarda liberação para ser nomeada
Por ser professora da UFSM, a nova secretária da Saúde aguarda a sua liberação junto à União para que ela possa ser oficialmente nomeada como a titular da pasta. Conforme a própria secretária, isso deve ocorrer ainda nos próximos dias.
_ Já estou me inteirando de tudo. Queremos dar o melhor atendimento em uma área tão importante para as pessoas _ diz Vania.